12 de mar. de 2011

#19 LETTER TO SOMEONE THAT PESTER YOUR MIND - GOOD OR BAD

Querida Física A,
Lamento informar-te que andas a perturbar demasiado a minha mente. Mal, obviamente.
És muito irritante e estou farta que me obrigues a calcular energias cinéticas e energias potenciais e afins.
Não tens piada nenhuma e não preciso de ti para nada. Nada mesmo. Não tens interesse nenhum e a única função que te descobri até agora foi a destruição dos meus neurónios. Por favor, não o faças mais. Já chega!

P.S. No próximo ano, livro-me de ti. Ups.

10 de mar. de 2011

Aprendeste?

«Depois de algum tempo, você aprende a diferença, a subtil diferença, entre dar a mão e acorrentar uma alma. E você aprende que amar não significa apoiar-se, e que companhia nem sempre significa segurança. E começa a aprender que beijos não são contratos e presentes não são promessas. E começa a aceitar suas derrotas com a cabeça erguida e olhos adiante, com a graça de um adulto e não com a tristeza de uma criança.
E aprende a construir todas as suas estradas no hoje, porque o terreno do amanhã é incerto demais para os planos, e o futuro tem o costume de cair em meio ao vão. Depois de um tempo você aprende que o sol queima se ficar exposto por muito tempo. E aprende que não importa o quanto você se importe, algumas pessoas simplesmente não se importam... E aceita que não importa quão boa seja uma pessoa, ela vai feri-lo de vez em quando e você precisa perdoá-la, por isso. Aprende que falar pode aliviar dores emocionais.
Descobre que se levam anos para se construir confiança e apenas segundos para destruí-la, e que você pode fazer coisas em um instante das quais se arrependerá pelo resto da vida. Aprende que verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longas distâncias. E o que importa não é o que você tem na vida, mas quem você tem na vida. E que bons amigos são a família que nos permitiram escolher. Aprende que não temos que mudar de amigos se compreendemos que os amigos mudam, percebe que seu melhor amigo e você podem fazer qualquer coisa, ou nada, e terem bons momentos juntos.
Descobre que as pessoas com quem você mais se importa na vida são tomadas de você muito depressa, por isso sempre devemos deixar as pessoas que amamos com palavras amorosas, pode ser a última vez que as vejamos. Aprende que as circunstâncias e os ambientes tem influência sobre nós, mas nós somos responsáveis por nós mesmos. Começa a aprender que não se deve comparar com os outros, mas com o melhor que pode ser. Descobre que se leva muito tempo para se tornar a pessoa que quer ser, e que o tempo é curto. Aprende que não importa onde já chegou, mas onde está indo, mas se você não sabe para onde está indo, qualquer lugar serve. Aprende que, ou você controla seus actos ou eles o controlarão, e que ser flexível não significa ser fraco ou não ter personalidade, pois não importa quão delicada e frágil seja uma situação, sempre existem dois lados.
Aprende que heróis são pessoas que fizeram o que era necessário fazer, enfrentando as consequências. Aprende que paciência requer muita prática. Descobre que algumas vezes a pessoa que você espera que o chute quando você cai é uma das poucas que o ajudam a levantar-se.
Aprende que maturidade tem mais a ver com os tipos de experiência que se teve e o que você aprendeu com elas do que com quantos aniversários você celebrou. Aprende que há mais dos seus pais em você do que você supunha. Aprende que nunca se deve dizer a uma criança que sonhos não existem, poucas coisas são tão humilhantes e seria uma tragédia se ela acreditasse nisso.
Aprende que quando está com raiva tem o direito de estar com raiva, mas isso não te dá o direito de ser cruel. Descobre que só porque alguém não o ama do jeito que você quer que ame, não significa que esse alguém não o ama, contudo o que pode, pois existem pessoas que nos amam, mas simplesmente não sabem como demonstrar ou viver isso.
Aprende que nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém, algumas vezes você tem que aprender a perdoar-se a si mesmo. Aprende que com a mesma severidade com que julga, você será em algum momento condenado. Aprende que não importa em quantos pedaços seu coração foi partido, o mundo não pára para que você o conserte. Aprende que o tempo não é algo que possa voltar para trás.
Portanto... plante seu jardim e decore sua alma, ao invés de esperar que alguém lhe traga flores. E você aprende que realmente pode suportar... que realmente é forte, e que pode ir muito mais longe depois de pensar que não se pode mais. E que realmente a vida tem valor e que você tem valor diante da vida!»

                                                                                                                                                                                   William Shakespeare.

9 de mar. de 2011

#18 LETTER TO THE PERSON YOU WISH YOU COULD BE

Querida pessoa que eu gostava de ser,
Eu queria ser como tu, sabes? Queria ser mais forte. Menos frágil.
Gostaria de olhar nos olhos de toda a gente e dizer-lhes tudo o que penso, todas as patetices que fizeram ou disseram sem ter receio da resposta. Gostava de falar-lhes das vezes que agiram mal e das vezes em que deixaram que agissem mal com elas. Gostava que, mais tarde, me pudessem dizer “Fizeste-me crescer”.
Gostava de ter coragem de, nos momentos mais difíceis, beijar alguém mesmo sabendo que não me ia beijar de volta. Gostava de ter estratégias inteligentes de forma a que ninguém pudesse quebrar o meu lado esquerdo do peito. Gostava de não confiar sempre. Gostava de deitar fora a ingenuidade e os medos. Gostava de, nem sempre, acreditar no Amor com A grande. Gostava de ter menos capacidade de entrega.
Gostava de voar bem alto, sem me preocupar com as expectativas que os outros pudessem colocar em mim. Gostava de conseguir ultrapassar todas as barreiras. Gostava de não falhar nunca. Gostava que tudo desse certo. Gostava de não cair. Gostava que me segurassem. Gostava de não ter dúvidas. Gostava de não ter medo de ter escolhido o caminho errado. Gostava de não dizer coisas de cabeça quente. Gostava de ouvir, respeitar e sentir. Gostava de não desistir à primeira contrariedade. Gostava de não ter medo de virar as costas.
Gostava de não sentir saudades de quem foi e não ficou. Gostava de conseguir segurar, de não deixar ir.
Enfim…ser como tu, literalmente.

«Se as coisas fossem perfeitas não existiriam lições de vida, não haveriam arrependimentos e nem descobertas... Se tudo fosse perfeito mãos não se uniriam e sonhos não seriam valorizados. Se tudo fosse perfeito olhares não se completariam, e gestos passavam despercebidos. Se tudo fosse perfeito as lágrimas não existiriam, as palavras seriam perfeitas. Se tudo fosse perfeito eu pularia no abismo sem medo da morte, pois asas eu ganharia... Se tudo fosse perfeito eu atravessaria o oceano sem medo de ser levada pelas ondas, sem receios de me perder em suas profundezas. Se tudo fosse perfeito dores não existiriam e a cura não seria procurada... Se tudo fosse perfeito não haveria a busca pela perfeição... Nada é por acaso, pois nem o destino é perfeito.»

6 de mar. de 2011

Guarda-me bem.

«Espera só mais um ou dois minutos, eterniza este abraço, grava-o na tua memória para que amanhã e depois, e depois te dê apoio e protecção, te faça sentir amado e desejado, como uma mãe que ama um filho, sempre e em silêncio, sem nunca perder a paciência, sem nunca cobrar, sem nunca pedir, só dar, dar, dar.
Espera ainda, esconde tudo, leva o meu cheiro para casa e esconde-o dentro de uma gaveta, não deixes que ninguém saiba que te quero e te desejo, não deixes que te falem de mim, não oiças o que os outros te dizem, eles não estão no meio de nós, ninguém está no meio de nós, só nós é que estamos aqui, a vida que vivemos é a nossa vida e não a que os outros querem que seja. Vive cada minuto intensamente e no maior segredo, faz como aquele poeta que só deixou que as suas palavras fossem lidas depois de morrer, para que ninguém o julgasse ou pudesse apontar-lhe o dedo.
Guarda-me bem, perto de ti, sempre perto, mesmo que eu não te veja ou tu não me fales, estarei ali, junto de ti, como Vénus sempre atrás da lua quando o dia cai e a noite se levanta, silenciosa, altiva, celeste e discreta. Deixa-me ficar aí, aí ninguém me vê, estou protegida pela discrição da noite, pelo silêncio dos pássaros que já dormem e não nos podem denunciar. Serei uma sombra, um suspiro, um sorriso, uma festa no teu cabelo.
E a minha presença, certa e segura junto ao teu coração, vai-te trazer de volta os sons das nossas conversas, a temperatura das nossas mãos entrelaçadas uma na outra, o sabor da minha boca na tua, o meu olhar dentro do teu como se nunca tivesse partido, como se nunca mais precisasses de voltar a essa estúpida rotina que nos rege os dias e as noites, e nunca mais te sentirás uma pessoa normal, igual às outras, porque é agora que podes ser dono da tua vida e do teu coração, é agora que tudo pode acontecer de outra forma e a vida se transformar em algo que sempre sonhaste!»


Guarda-me bem no lado esquerdo do teu peito. Foi isso que fiz contigo. E é lá que eu vou quando tu não estás cá <3